Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

20ª edição acontecerá no CineSesc e no CCBB SP. A abertura terá exibição do filme inédito “Tudo o que resta de você”, da diretora palestino-americana Cherien Dabis. A programação inclui ainda debates e obras que marcaram estas duas décadas, como o filme “Cinco Câmaras Quebradas”.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, criada pelo Instituto da Cultura Árabe e realizada em parceria com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, completa 20 anos em 2025. São duas décadas apresentando ao público brasileiro histórias, contextos e a conjuntura do mundo árabe, em sua diversidade social, política e cultural. A 20ª edição terá abertura dia 13 de agosto, no CineSesc, com programação até dia 19, e no CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro. 

A abertura, no CineSesc, apresentará o filme inédito “Tudo o que resta de você”, da diretora palestino-americana Cherien Dabis. A cerimônia terá presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”. Esta edição apresenta ao público 18 filmes, com 12 produções inéditas e cinco títulos de edições anteriores da Mostra, que compõem a sessão comemorativa dos 20 anos.

São 22 países, desde o Norte da África até o Levante e Península Arábica, trazidos para as telas de cinema ao longo desses 20 anos, numa iniciativa que se consolidou no calendário cultural de São Paulo.  “É um feito fantástico. Começamos com apenas cinco filmes e um deles era muito emblemático, vinha no momento da criação no Instituto da Cultura Árabe, “Selves and Others: a portrait of Edward Saïd”, o intelectual que inspirou a fundação do ICArabe. Esta produção trouxe para nós uma perspectiva muito importante também da atuação de nosso Instituto, sempre voltado para cultura, trazendo contribuições intelectuais importantes do mundo, artistas e escritores como Milton Hatoum, entre tantas outras pessoas que contribuíram para que a Mostra chegasse até aqui”, ressalta Soraya Smaili, membro do grupo fundador do Instituto da Cultura Árabe e idealizadora da Mostra. 

A realização da Mostra por duas décadas demonstra o interesse do público brasileiro em conhecer mais de perto a realidade dos países árabes. Ao longo dos anos, espectadores do cinema têm se engajado e envolvido, não apenas com os aspectos culturais trazidos pelos filmes, mas também com realidades apresentadas nas telas, como a que vive a Palestina.

Com curadoria de Arthur Jafet, esta edição propõe uma travessia entre o íntimo e o político, entre memórias dispersas e futuros por imaginar. “Em sua 20ª edição, a Mostra Mundo Árabe de Cinema convida o público a atravessar imagens que resistem ao apagamento — e a escutar o que ainda pulsa. Imagens de arquivo, gestos cotidianos e estruturas em ruínas desenham territórios fragmentados, marcados por ausência e permanência. Ao invés de respostas, os filmes oferecem escuta — e fazem do cinema um lugar onde lembrar, resistir e reconstruir tornam-se inseparáveis. Entre espectros, deslocamentos e arquiteturas do visível, o mundo árabe reaparece como linguagem em disputa. O que resta de nós, quando tudo parece ter sido tomado?”, questiona o curador.

Sobre o ICArabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, apartidária, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças. 

Mais informações em www.icarabe.org

Sobre o CCBB SP 

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção do espaço, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. O CCBB SP tem como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. A consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. A crença que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil. 

Sobre o Sesc São Paulo

Com mais de 78 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 43 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações para promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além de toda a sociedade. Mantido por empresas do setor, o Sesc é uma entidade privada que atende cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Para mais informações, acesse o portal: sescsp.org.br  

Confira abaixo as sinopses dos filmes e a programação:

ABERTURA

No CineSesc

Quarta, 13 de agosto, às 20h (com receptivo às 19h): sessão de abertura com “Tudo o que resta de você”, da diretora palestino-americana Cherien Dabis, e presença da diretora espanhola Isabel Fernandez, de “Os construtores de Alhambra”

DEBATES

No CineSesc

No sábado, 16 de agosto, a sessão das 17h30 de “Os Construtores de Alhambra” será seguida de debate com presença da diretora Isabel Fernandez.

No CCBB SP

Sábado, 23 de agosto: exibição às 13h, de “Porta do sol – Parte 1”, às 15h45, de “Porta do sol – Parte 2” e debate “Rostos da Palestina: exílio, herança e resistência no cinema”, às 18h30 

Sábado, 30 de agosto, às 14h: exibição de “Obrigada por sonhar conosco”

e debate “Humor, patriarcado e crítica social: a mulher como força no cinema árabe contemporâneo; exibição de “Sob as bombas”, 17h15

Entre Dois INÉDITO
Take My Breath
Tunísia | 2023 | Ficção | cor | 96min | 14 anos

Sinopse
Shams, uma mulher intersexo tunisiana, vê sua vida ameaçada ao se apaixonar. Em fuga, enfrenta uma sociedade que a rejeita e tenta silenciá-la. Um drama corajoso sobre identidade, desejo e dignidade.

Ficha técnica
Direção: Nada Mezni Hafaiedh
Roteiro: Pascal Jousse, Nada Mezni Hafaiedh
Fotografia: Mohamed Maghraoui
Montagem: Noura Nefzi
Som: Maher Abbes
Produção: Mohamed Slim Hafaiedh, Ziad H. Hamzeh
Produzido por: Leyth Production, Hamzeh Mysthique Films
Elenco: Amina Ben Ismail, Mohammed Mrad, Sana Ben Cheikh Larbi

Porta do Sol
The Gate of the Sun
Egito, Bélgica, França, Marrocos, Dinamarca | 2004 | Ficção | cor | 278min | 14 anos


Sinopse
Adaptação monumental do romance de Elias Khoury, o filme acompanha décadas de exílio, resistência e identidade palestina. Um épico político e humano que atravessa gerações e geografias.

Ficha técnica
Roteiro: Muhammad Suwaid, Yousry Nasrallah
Fotografia: Samir Bahzan
Câmera: Adel El Maghraby
Música: Tamer Karawan
Som: Humbert Balsan
Produção: Humbert Balsan
Elenco: Hiam Abbass, Rim Turkhi, Béatrice Dalle, Orwa Nyrabia, Bassem Samra, Maher
Essam

Tudo o que resta de você INÉDITO
All That’s Left of You
Alemanha | Chipre|Palestina |Jordânia |Grécia|Catar| Arábia Saudita | 2025 | Ficção | cor | 145min | 14anos

Sinopse
Depois que um adolescente palestino confronta soldados israelenses em um protesto na Cisjordânia, sua mãe relata a série de eventos que o levaram àquele momento fatídico, começando com o deslocamento forçado de seu avô.

Equipe Técnica:
Direção: Cherien Dabis
Produção: Thanassis Karathanos, Cherien Dabis, Martin Hampel, Karim Amer
Roteiro: Cherien Dabis
Editor: Tina Baz
Diretor de Fotografia: Christopher Aoun
Elenco: Saleh Bakri, Cherien Dabis, Adam Bakri

Sudão, lembre-se de nós INÉDITO
Sudan, Remember Us
Sudão | 2024 | Documentário | cor | 74min | 12 anos

Sinopse
Filmado pouco antes da guerra civil e do colapso institucional, este documentário-poema registra a juventude sudanesa entre a revolução e o exílio. Uma carta urgente a um país que desaparece.

Ficha Técnica
Direção: Hind Meddeb
Roteiro: Hind Meddeb
Fotografia: Hind Meddeb
Montagem: Gladys Joujou
Som: Damien Tronchot, Hind Meddeb
Produção: Abel Nahmias, Michel Zana, Alice Ormières, Taoufik Guiga
Produzido por: Echo Films, Blue Train Films, My Way Productions Tounès
Elenco: Shajane Suliman, Ahmed Muzamil, Maha Elfaki, Khatab Ahmed

Os Construtores de Alhambra INÉDITO
Los Constructores de la Alhambra
Espanha, Catar | 2023 | Documentário | cor | 112min | 14 anos

Sinopse
Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

Ficha técnica
Título original: Los Constructores de la Alhambra
Direção: Isabel Fernández
Roteiro: Isabel Fernández e Margarita Melgar Kououch
Fotografia: Tote Trenas (AEC)
Montagem: Elodie Lethoud (AMMAC)
Música: Kurt Adametz
Som: Pepe Aguirre
Desenho de som: Fernando Novillo
Produção: Isabel Fernández, Carles Brugueras, Julián Hidalgo
Elenco: Amr Waked, Abdelhamid Krim, Farah Hamed, Sofian El Benaissati, Adil